domingo, junho 05, 2005

Primeiro dia

Acordamos às 4 horas da manhã (Mais uma vez: Que férias!) para esperar o carro da Marisol que nos levaria até o ponto de saída. Mesmo sendo de madrugada as ruas da cidade estavam cheias de pessoas na mesma espera.

Fernando e eu. Esta é a última vez que vão me ver sorrir
nos próximos 3 dias

Pegamos um carro e fomos até o vilarejo de Mollepata, onde alugamos os cavalos para transportar os equipamentos. Nesta trilha não há carregadores, pois a subida é muito pesada. Tudo é transportado nos cavalos, com exceção das mochilas de ataque. Cada um leva a sua.

Depois de uma pequena avaliação das nossas aptidões físicas, eu e a Lígia resolvemos levar mais um cavalo, para uma eventual emergência. Custaria USD 10,00 por dia (Aproximadamente 32 Soles).

Em Mollepata encontramos muitos grupos que fariam o mesmo trajeto. Tinha até um grupo de brasileiros.

Por volta das 9 da manhã partimos em direção ao Salkantay. A paisagem do primeiro dia é bem chatinha. Caminhamos basicamente por uma estrada de terra. Não havia muito o que se ver. Mas a subida já era um pouco dura.

Salkantay no início da trilha: Chegaremos lá!

Paramos para almoçar ao lado de uma pequena casa de camponeses, por causa da água, que era encanada mas vinha de uma nascente. Primeira constatação: Apesar de a Marisol ter dito que era importantíssimo levar pastilhas para desinfetar a água antes de beber, nenhum dos cozinheiros fazia isso. Durante os 4 dias de caminhada nos foi servido Q-suco (quente) não-desinfetado.

Vai rolar bundalelê...

Depois do almoço caminhamos mais algumas horas até chegar ao local do acampamento, que ficava bem aos pés do Salkantay. Chegamos no finalzinho da tarde e já era bastante frio. Ainda era possível ver a grande montanha gelada e as outras menores ao nosso redor, o que já deixava uma preocupação quanto ao segundo dia. 2 pessoas chegaram ao acampamento, enfiaram-se dentro da barraca e só saíram na manhã seguinte, devido ao soroche.

Paisagem do primeiro acampamento

A primeira noite foi a mais fria. A temperatura chegou a 6 graus negativos durante a madrugada. Foi um sacrifício acordar 3 vezes de madrugada para ir ao banheiro. De manhã fiquei sabendo que ninguém conseguiu dormir a noite. Além do frio, estávamos acampados entre 2 grandes montanhas geladas. O barulho da neve se desprendendo a noite era assustador.